FRAUDES NO CARTÃO DE CRÉDITO? SAIBA COMO SE PROTEGER

Fraudes no cartão de crédito? Saiba como se proteger.

Ter os dados do cartão de crédito fraudados pode gerar uma grande dor de cabeça. Com os dados do cartão e os dados pessoais expostos é possível que os fraudadores consigam fazer diversas compras em nome do titular do cartão. No caso de cartão de débito a conta pode ser zerada se as informações foram vazadas. Diversos são os golpes aplicados envolvendo o cartão de crédito e isso faz com que os dados do titular fiquem expostos para ação dos golpistas. Para evitar todo transtorno que isso pode causar, tome algumas atitudes e saiba como se proteger para não cair nas fraudes do cartão de crédito.

A Recovery separou algumas dicas que vão te ajudar a entender melhor quais são os golpes que acontecem e, o principal, como eles podem ser evitados. Continue a leitura do Blog Recovery e entenda como se proteger das fraudes do cartão de crédito.

Entenda como se proteger de golpes do cartão de crédito
Entenda como se proteger de golpes do cartão de crédito

GOLPE CARTÃO DE CRÉDITO

Diversos são os golpes aplicados com o cartão de crédito, os mais comuns são quando o criminoso liga para pessoa fingindo trabalhar no banco para conseguir informações sobre o cartão de crédito e também a clonagem de cartões. Entenda cada uma delas e depois descubra dicas para evitar cair nesses golpes.

A segurança de dados é um fator importante, graças às segurança de dados é que os nossos dados cadastrados em diversas empresas, serviços e sites da internet ficam seguros. Porém, nos últimos anos vem ocorrendo um grande volume de vazamentos de dados, além da falta de segurança cibernética que faz com que os dados cadastrados em diversos sistemas fiquem expostos.

Quando esses dados ficam expostos eles podem ser acessados de uma maneira fácil por criminosos, dados como nome, documentos, email e telefone. Com essas informações em mãos, os criminosos ligam para as pessoas para confirmar a identidade. Quando a pessoa atende a ligação, o golpista finge trabalhar no banco e solicita a confirmação de algumas informações para realizar algum tipo de operação. Nesse momento, ele solicita as informações do cartão como o número do cartão de crédito, código de segurança e a data de validade. Com essas informações os golpistas conseguem fazer diversas compras em nome da vítima.

Outra golpe comum envolvendo o cartão de crédito é a clonagem do cartão, isso acontece quando você realiza uma compra em algum site suspeito, ou estabelecimento físico, e tem o seu cartão clonado. Ou seja, você consegue continuar usando o seu cartão normalmente, mas a pessoa que o clonou consegue realizar compras em seu nome como se fosse você comprando.

EVITE FRAUDES NO SEU CARTÃO DE CRÉDITO

Essas fraudes podem ser evitadas com algumas medidas de segurança  e cuidados que ajudam a não cair nesse tipo de golpe. Antes de tudo é muito importante monitorar os dados do seu cartão de crédito com frequência, acompanhe todas as transações e ao perceber qualquer compra suspeita entre em contato com a empresa financeira o mais rápido possível e bloqueie o cartão. Dessa forma você evita que compras que não pertencem a você sejam feitas, essa atitude também deve ser tomada o quanto antes em caso de perda ou furto do cartão de crédito.

Outro cuidado que deve ser tomado é não passar informações pessoais por telefone para desconhecidos. Quando você liga para o banco você consegue ter certeza que está falando com alguém da instituição porque você discou o número correto. Agora, quando você recebe uma ligação que diz ser do banco, você não pode ter certeza. Por isso, para evitar cair em qualquer tipo de golpe, se você receber uma ligação que se diz ser do banco solicitando informações pessoais, desligue e ligue você no número oficial do banco para garantir a veracidade das operações.

Medidas preventivas podem proteger os seus dados
Medidas preventivas podem proteger os seus dados

PROTEÇÃO DE DADOS NO CARTÃO DE CRÉDITO

Além dessas medidas que podem ser tomadas para perceber qualquer atividade suspeita, você pode se proteger antes do golpe acontecer e criar mecanismos para dificultar a ação dos golpistas. Com isso, eles terão mais dificuldades em ter acesso aos seus dados, o que faz com que todas as suas informações ficam protegidas e as chances de um golpe ser aplicado são menores.

COMO CRIAR UMA SENHA FORTE?

O primeiro passo é criar uma senha forte, as senhas bancárias costumam ser senhas numéricas. Então fuja de senhas conhecidas, como datas de nascimento, namoro, casamento ou de acontecimentos especiais. Escolha combinações pouco prováveis e difíceis de adivinhar. Alguns bancos solicitam senhas de acesso que podem conter letras e caracteres, nesses casos use esses elementos além de letras maiúsculas e minúsculas. Outra alternativa é trocar letras por números, no mural de colocar “a” coloque “4”, dessa forma é possível criar senhas fortes que serão capazes de proteger os seus dados.

Veja: Como criar uma senha forte?

COMO FAZER CARTÃO DE CRÉDITO ONLINE?

Uma alternativa para evitar a clonagem de cartão é utilizar o cartão de crédito virtual, essa opção pode ser usada apenas para compras realizadas na internet. O cartão de crédito virtual é um cartão gerado através do aplicativo ou do site do cartão que contém informações diferentes do cartão original. Isso faz com que em cada compra que você faça na internet você consiga utilizar um cartão virtual diferente para evitar fraudes.

Caso o cartão virtual seja clonado, os dados não vão coincidir com os dados do cartão original e não será possível realizar nenhuma compra, isso acontece porque o cartão virtual muda constantemente as informações o que impede a fraude. Com essas medidas é possível proteger os seus dados de golpistas e evitar a dor de cabeça que as fraudes envolvendo o cartão de crédito podem causar.

Você também pode gostar