Recovery apoia exposição global “Frida Kahlo: conexões
entre mulheres surrealistas no México”

08/09/2015

Com duração de mais de três meses, evento será realizado
em São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake

Uma das maiores exposições da atualidade e inédita no Brasil conta com o apoio da Recovery, companhia líder em gestão de créditos em atraso. Entre todos os projetos culturais avaliados em 2015 pela empresa, foi selecionada a exposição “Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas no México”, que será realizada no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, de 27 de setembro de 2015 a 10 de janeiro de 2016.

A Recovery que, anualmente, apoia eventos culturais, desta vez, valoriza uma exposição com dimensão e reconhecimento internacionais.

“Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas no México”:

Com curadoria da pesquisadora Teresa Arcq, o evento conta com cerca de 100 obras de 16 artistas e revela a forma como uma intricada rede, com inúmeras personagens, se formou tendo como eixo a figura de Frida Kahlo (06 de julho de 1907, Coyoacán, México - 13 de julho de 1954, Coyoacán, México). O recorte foca especialmente em artistas mulheres nascidas ou radicadas no México, protagonistas, ao lado de Kahlo, de potentes produções, como Maria Izquierdo, Remedios Varo e Leonora Carrington.

Durante toda a sua vida, Frida Kahlo pintou apenas 143 telas. Nesta exposição, num caso raro e inédito no Brasil, estão reunidas cerca de 20 delas, além de 13 obras sobre papel - nove desenhos, duas colagens e duas litografias -, para proporcionar ao público brasileiro amplo panorama de seu pensamento plástico. A sua presença vigorosa perpassa ainda a exposição pelas obras de outras artistas participantes, que retrataram a sua figura icônica.

Por meio da fotografia, destacam-se os trabalhos de Lola Álvarez Bravo, Lucienne Bloch e Kati Horna. Imagens de Frida estão impregnadas ainda nas lentes de Nickolas Muray, Bernard Silberstein, Hector Garcia, Martim Munkácsi e em uma litografia de Diego Rivera, Nu (Frida Kahlo), 1930.

Sobre o Grupo Recovery: fundada em 2000, a empresa é líder na gestão e administração de portfólios de créditos em atraso. Presente no Brasil e na Argentina, atua em todos os segmentos de recuperação de dívida, abrangendo desde pessoas físicas não ajuizadas até créditos corporativos. Com cerca de 200 funcionários, o trabalho da companhia consiste na avaliação de portfólio, estruturação de operações e gestão operacional.

Informações à imprensa sobre o Grupo Recovery: FSB Comunicação

Leonardo Duarte – (11) 3165-9697 / 989294501 – leonardo.duarte@fsb.com.br

Renata Binotto – (11) 3165-9621 / 994989864 – renata.binotto@fsb.com.br

Informações à imprensa sobre a exposição:

Pool de Comunicação – Marcy Junqueira

Atendimento: Martim Pelisson e Luana Ferrari