DICAS DE COMO ECONOMIZAR DINHEIRO DE MANEIRA PRÁTICA E EFICIENTE

DICAS DE COMO ECONOMIZAR DINHEIRO DE MANEIRA PRÁTICA E EFICIENTE

Economizar dinheiro pode ser uma tarefa desafiadora para a maioria das pessoas. Com diversas contas e despesas, muitas vezes o dinheiro disponível não é suficiente para arcar com tudo e, muito menos, criar uma reserva financeira. Economizar é importante para ter uma vida mais tranquila e não perder noites de sono com as contas que não fecham.

Se você quer dicas de como economizar dinheiro de maneira prática e eficiente continue a leitura do Blog Recovery e entenda como você pode mudar os seus hábitos para atingir uma tranquilidade na vida financeira.

IMPORTÂNCIA DE ECONOMIZAR

Antes de tudo é relevante ressaltar a importância de economizar e quais benefícios essa atitude pode trazer para sua vida. Ao economizar, você garante que tenha dinheiro suficiente para custear os gastos com contas e dívidas a pagar. Com isso, problemas futuros, como endividamentos, são evitados.

Se você quer dicas de como economizar dinheiro de maneira prática e eficiente continue a leitura do Blog Recovery e entenda como você pode mudar os seus hábitos para atingir uma tranquilidade na vida financeira.

Confira dicas de como economizar dinheiro de maneira prática e eficiente

DICAS PARA ECONOMIZAR DINHEIRO

Economizar dinheiro pode ser uma tarefa um pouco complicada para algumas pessoas, muitas não sabem por onde começar e acabam desistindo por não ter um objetivo claro. Para ajudar você a se organizar e ter o controle sobre o seu dinheiro, separamos algumas dicas de como economizar.

  1.  Tenha organização: organização é a palavra chave para economizar dinheiro. Anote em planilhas ou cadernos todos os gastos fixos dos mês e as despesas variáveis que eventualmente acontecem. Anote prioridades em que precisam ser gasto certas quantias e coisas que não são tão urgentes e podem esperar, isso vai ajudar a você entender onde e em que está gastando e seu dinheiro.
  2. Tenha um objetivo: entenda o motivo de você querer economizar dinheiro e lembre-se dele. Seja para fechar o mês com mais segurança, comprar uma casa, um carro ou fazer a viagem dos sonhos. Saiba quais são as razões da economia.
  3.  Busque por descontos: sempre que for comprar algo peça desconto. Atualmente as compras são feitas majoritariamente pela internet, o que possibilita o uso de cupons e vouchers de descontos. Compare os preços e certifique-se de que está fazendo um bom negócio.
  4. Não gaste com coisas desnecessárias: analise quais são os gastos do seu dia dia e identifique quais são os gastos desnecessários. Priorize os gastos mais importantes e não gaste com coisas desnecessárias.
  5. Renegocie dívidas: ao quitar uma dívida, busque sempre a renegociação. Com isso é possível ganhar descontos e ter melhores condições de pagamento. Essa atitude garante economia de grande parte do dinheiro.
Economizar dinheiro em família torna as coisas mais fáceis

MELHORES APLICATIVOS PARA CONTROLE FINANCEIRO

Aplicativos podem ser úteis na hora de economizar dinheiro, diversos são os disponíveis para te ajudar com essa tarefa. Pensando nisso, separamos alguns aplicativos que vão te ajudar a manter um controle financeiro.

Organizze: o aplicativo possibilita um planejamento e uma organização da sua vida financeira. Nele, é possível monitorar diversos gastos diários ou semanais como alimentação, transporte e lazer. Com isso é possível perceber em que e onde o dinheiro está sendo gasto.

Mobills: parecido com o Organizze, esse aplicativo também possibilita que o usuário monitore os gastos com contas, cartões, despesas e as receitas. Além disso, ele apresenta uma proposta geral dos gastos e aponta em quais lugares pode ser feito economia. O Mobills gera dicas de finanças de forma personalizada para cada usuário.

Pelando: esse aplicativo conta com cupons de descontos para as principais lojas de comércio online. Além disso, ele tem uma classificação de promoções, quanto mais “pelando” melhor é a promoção. Com ele é possível encontrar boas promoções e ganhar grandes descontos.

ECONOMIA DOMÉSTICA

A economia doméstica são pequenas atitudes que podemos fazer para economizar dinheiro. No final do mês você pode perceber que essas pequenas mudanças te pouparam grandes quantias.

Procure sempre pagar as contas antes da data do vencimento. Em um primeiro momento os juros e as multas podem não parecer uma grande coisa, mas esses valores acumulados a longo prazo rendem uma grande quantidade. Então se planeje para sempre pagar as contas antes que elas vençam.

Na hora das compras faça uma lista das coisas necessárias e pesquise em diferentes mercados. Procure pelos menores preços e aproveite os dias de promoção que cada mercado oferece. Outra dica, é não ir às compras com fome, isso faz com que tudo pareça apetitoso, o que resulta em gastos a mais do que o planejado.

EVITE GASTOS DESNECESSÁRIOS

Muitos gastos feitos nos dia a dia podem ser evitados e gerar uma boa economia. Alguns trocados gastos podem não parecer grande coisa ao longo do mês, mas no final, quando a conta fecha, é possível ver a grande quantia gasta com coisas não necessárias.

Prefira andar de transporte público ou a pé no lugar de alugar algum carro de aplicativo, isso gera uma boa economia. No trabalho, prefira levar marmita no lugar de ficar comendo fora todos os dias e aprenda a cozinhar para dar um descanso para o delivery.

No momento de lazer, busque passeios gratuitos ou aproveite promoções e condições especiais de ingresso. Ter um tempo para lazer também é importante, não abra mão disso, apenas escolha opções mais baratas.

Para uma boa vida financeira tenha planejamento e organização

CUIDADOS COM O CARTÃO DE CRÉDITO

O cartão de crédito pode ser um grande aliado para compras, mas um grande vilão sem controle e planejamento financeiro. Saber como utilizar o cartão de crédito é essencial para ter um controle financeiro e não se endividar. Para isso, é preciso tomar alguns cuidados com o cartão.

Tenha um limite abaixo do que você ganha, o limite baixo impede que você gaste mais do que pode pagar e entre em uma grande dívida. Deixe o cartão para casos de emergência e dê preferência para o pagamento em dinheiro. Não atrase o pagamento da fatura para evitar os juros e multas, e tenha apenas um cartão de crédito.

Ao escolher o seu cartão, leve em consideração aquele que te trará mais benefícios. Diversos são os clubes de vantagens, descontos, pontos e milhas que as empresas disponibilizam. Pesquise e escolha a opção mais vantajosa para você.

Você também pode gostar