COMO PAGAR BOLETO VENCIDO? PASSO A PASSO PRÁTICO PARA VOCÊ

Os boletos chegam todo final de mês, não tem como fugir. Mas com tantas contas, às vezes uma ou outra acaba passando e o boleto vence. Isso não deve ser um comportamento recorrente, porque boletos vencidos geram multas e juros, o que resulta em mais dinheiro a ser pago, e isso não é nada saudável para vida financeira. Mas como sabemos que imprevistos sempre acontecem, a Recovery criou um guia prático de como pagar boleto vencido. Aqui você vai encontrar quais passos seguir para fazer o pagamento do boleto atrasado em diferentes plataformas. 

Desde 2018, os boletos vencidos passaram a ser aceitos em qualquer banco, o que facilita o pagamento. Antes, só era possível quitar o boleto na instituição que emitiu o documento. Com isso, diversas são as maneiras de pagar o boleto vencido: em agências bancárias, pelo aplicativo, nas loterias e no caixa eletrônico. Você deve escolher aquela opção que é mais prática e viável para você quitar a dívida.

 

CRIE UM CONTROLE PARA O PAGAMENTO DOS BOLETOS

Deixar vez ou outra algum boleto vencer infelizmente é normal, porém essa atitude prejudica as finanças e aumenta as despesas. Para evitar que isso aconteça é preciso ter organização e planejamento, dessa forma você conseguirá entender o que foi pago e o que ainda precisa ser quitado. Criar um controle de pagamentos para os boletos é uma ótima opção para organizar a sua vida financeira, com ele é possível ver todas as pendências. Com isso, é possível ter uma vida financeira estável, porque dessa maneira você evita ficar negativado, também conhecido como “nome sujo”.

Saiba como pagar boleto vencido
Entenda como pagar boleto vencido
Entenda como pagar boleto vencido

O controle de pagamentos de boletos pode ser feito do jeito que você se adaptar melhor, mas é importante atualizar o controle sempre que houver alguma novidade. Para quem prefere ter tudo escrito, é possível criar o controle em um caderno, anote todos os boletos a serem pagos, a data de vencimento e risque aquele que já foi pago.

Agora, se você prefere a facilidade do universo digital, você pode fazer as mesmas anotações em uma planilha ou aplicativo e ir verificando qual boleto já foi pago e qual falta pagar. Uma vantagem do controle feito por aplicativos e por planilhas é que é possível acionar alarmes e notificações no celular para lembrar de pagar o boleto. Assim, se você esquecer por algum motivo do pagamento, a notificação vai lembrar e dessa forma o pagamento não fica atrasado.

COMO PAGAR BOLETO ONLINE?

Fazer o pagamento do boleto vencido online é muito prático e rápido, com essa opção é necessário sair de casa, além de ser uma opção segura. Confira abaixo o passo a passo

  1. Entro no aplicativo do bando ou no site através do internet banking;
  2. Acesse a área de pagamentos;
  3. Digite o código de barras do boleto a ser pago, se o pagamento estiver sendo feito pelo celular é possível tirar uma foto do código com a câmera;
  4. Confira os dados que apareceram e se certifique-se de que é o boleto correto e que os juros e as multas estão aplicadas;
  5. Se tudo estiver correto, confirme o pagamento.

COMO PAGAR BOLETO NO CAIXA ELETRÔNICO?

Outra maneira de pagar o boleto vencido é no caixa eletrônico, dessa maneira prática e rápida, é possível evitar grandes filas. Siga os passos abaixo para pagar os boletos vencidos no caixa eletrônico:

  1. Tenha em mão o boleto, mas caso não seja possível ter o documento físico anote o número do código de barras;
  2. Acesse a conta e escolha  opção pagamentos;
  3. Se estiver com o boleto físico, coloque o código de barras no lugar indicado quando solicitado. Caso não esteja com o boleto físico, escolha a opção de digitar o código de barras;
  4. Confira todos os dados e certifique-se de que os juros e multas foram aplicados;
  5. Confirme o pagamento.

 

CHEGA DE BOLETO ATRASADO NA SUA VIDA

Com planejamento é possível evitar os boletos vencidos
Tenha uma vida financeira organizada e evite pagar boletos vencidos
Tenha uma vida financeira organizada e evite pagar boletos vencidos

Chega de boleto atrasado na sua vida! Com controle financeiro, organização e planejamento é possível evitar juros e multas altas por conta de atrasos no pagamento. Para quitar os boletos, separe todos que estão atrasados e entenda aqueles que são mais urgentes, aqueles que precisam ser pagos logo para não gerar mais tarifas. Após quitar as dívidas dedique um tempo a cada mês para planejar os gastos e pagamentos mensais, além de pensar a longo prazo. Dessa maneira você terá uma vida financeira mais saudável e os boletos não vão tirar o seu sono.

Na Recovery você pode encontrar diversos planos e soluções para você. Nós negociamos a sua dívida com condições e preços especiais que cabem no seu bolso. Não deixe as contas atrasadas atrapalharem os seus planos, fale conosco e entenda como podemos te ajudar a ter uma vida financeira tranquila e organizada.

Você também pode gostar