Como funciona o PIX? Tire todas as suas dúvidas

O Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central. Com o Pix é possível pagar boletos, fazer pagamentos e transferências em questão de segundos, 24h por dia durante os 7 dias da semana, incluindo finais de semana e feriados. O Pix chegou para facilitar a vida de todos os brasileiros e possibilitar que todos façam transações financeiras sem tarifas e longas esperas.

Ao contrário do que muitos pensam, o Pix não é uma sigla, então as letras não tem um significado e esse é realmente o nome do novo sistema. Para usar essa função basta ativar no aplicativo do seu banco ou carteira virtual e utilizar todos os benefícios que o Pix proporciona. Continue a leitura do Blog da Recovery e entenda o passo a passo de como usar o Pix.

Conheça todos os benefícios do Pix
Conheça todos os benefícios do Pix

O PIX ESTÁ FUNCIONANDO?

O Pix começou a funcionar no Brasil no dia 16 de novembro, desde então as instituições financeiras vem fazendo uma grande campanha para que os usuários dos bancos se cadastrem para utilizar os benefícios do Pix. Desde então, o Pix vem inovando em como realizar operações bancárias e transações financeiras. 

Com o Pix é possível adquirir rapidez, agilidade e segurança nas operações. Com o novo sistema de pagamentos instantâneos  você pode pagar boletos através de QR Code, e fazer transferências para contas de qualquer banco sem pagar nada por isso. Além de tudo, o dinheiro cai na conta do destinatário em questão de segundos. Não é mais preciso esperar dias e aguardar os dias úteis como acontecia com as operações de DOC e TED, o Pix chegou para democratizar as operações financeiras.

PASSO A PASSO DE COMO USAR O PIX

Se você ainda não cadastrou as suas chaves Pix ou ainda não usou o sistema para realizar nenhum tipo de operação, não se preocupe. A Recovery preparou um guia para você tirar todas as suas dúvidas e para entender como usar o Pix e aproveitar todas as vantagens que esse sistema proporciona.

COMO USAR O PIX: COMO CADASTRAR CHAVE?

Para utilizar todos os benefícios do Pix é preciso acessar a área reservada para o sistema no aplicativo do seu banco ou carteira digital, lá você terá ativa todas as funções como pagamentos, transferências e a cobrança (quando você recebe algum pagamento).  Outra vantagem do Pix além da velocidade,  é a possibilidade de fazer transações sem todas as informações que eram solicitadas pelo banco como número da conta, agência, nome completo do titular e CPF. Com o Pix você pode cadastrar uma chave que será usada para realizar as operações no lugar de informar todas as solicitações que eram comuns. Agora só é necessário informar a chave Pix dá conta que você quer transferir que o dinheiro cai na conta em segundos.

Para cadastrar a chave Pix na sua conta, acesse a área reservada para o Pix no aplicativo do banco e escolha a opção “Cadastrar Chave Pix”. Nas opções disponíveis você pode escolher seu email, número de telefone, CPF ou uma chave aleatória gerada pelo sistema para ser a sua chave Pix. Nesse processo é possível escolher mais de uma chave para a mesma conta, porém você não pode usar a mesma chave para contas diferentes. Isso acontece porque a chave Pix funciona como o RG da conta, então deve ser usado em apenas uma conta para que o dinheiro seja direcionado para conta correta. 

Por exemplo no bando A seu cadastro da chave Pix consta o e-mail e  CPF, com essas duas informações as pessoas conseguem fazer transferências para sua conta. Mas no banco B, você só pode cadastrar o telefone e a chave aleatória, porque as outras opções já estão veiculadas na conta no banco A. Se futuramente você desejar, é possível fazer a portabilidade das chaves. Com as chaves cadastradas, agora fica bem mais fácil fazer e receber as transações financeiras.

Pague contas através do QR Code com o Pix
Pague contas através do QR Code com o Pix

COMO FAZER TRANSFERÊNCIAS COMO O PIX?

Para fazer transferências utilizando o Pix, basta acessar a área do Pix do seu banco ou carteira virtual. Nesse momento, escolha a opção transferir. Informe a quantia que você vai transferir para a outra pessoa, no próximo passo o sistema irá solicitar que você informe a chave Pix da pessoa que vai receber a transferência. 

Lembrando que a chave Pix pode ser o e-mail, telefone, CPF ou CNPJ e uma chave aleatória gerada pelo sistema. Após inserir a chave Pix, confira se todos os dados estão corretos e se você está transferindo a quantidade para pessoa e conta correta. Com todas as informações verificadas, confirme a operação. O dinheiro cairá na conta de quem recebeu a transferência em questão de segundos.

COMO FAZER PAGAMENTOS COMO O PIX?

Com o Pix também é possível fazer pagamentos de forma simples e rápida. As formas são através da chave Pix do estabelecimento ou pessoa que vai receber a transferência, com os dados bancários completos e também através do escaneamento do QR Code. Com o QR Code é possível fazer pagamentos com o Pix de uma forma ainda mais rápida e ágil.

Dois são os tipos de QR Code disponíveis para realizar o pagamento com o Pix, o QR Code estático e o QR Dinâmico. O QR Code estático nunca muda, ele tem um valor único e toda pessoa que for escanear ele paga o mesmo valor que é padronizado. Enquanto o QR Code dinâmico é individual, personalizado e contém o valor diferente para cada compra. 

O uso do QR Code estático ou dinâmico vai depender qual tarifa ou serviço vai ser pago. Por exemplo, uma taxa padrão que sempre tem o mesmo valor pode ser paga com QR Code estático. Enquanto uma compra deve ser paga com QR Code dinâmico porque o preço será diferente para cada pessoa. O estabelecimento que decide o tipo de QR Code utilizado, o consumidor deve apenas escanear e pagar o serviço ou produto utilizando o Pix.

COMO FAZER COBRANÇAS COMO O PIX?

Com o Pix é possível também receber pagamentos, no lugar de gerar um boleto, você consegue gerar um QR Code para ser escaneado e dessa forma facilitar o pagamento. Para isso, acesse a área do Pix no aplicativo do seu banco ou carteira digital e escolha a opção cobrança. Informe o valor que você deseja cobrar, você pode colocar uma descrição da cobrança informando de qual serviço ou produto é esse pagamento. Com as informações colocadas, clique em gerar QR Code. Desta forma, um QR Code com o valor cadastrado será gerado, basta a pessoa que for realizar o pagamento escanear para o dinheiro ser transferido para sua conta.

Com o Pix é possível fazer diversas transações do dia a dia de uma maneira mais prática, segura e rápida. Acesse o aplicativo do seu banco ou carteira digital e comece a aproveitar todos os benefícios que o Pix oferece.

Você também pode gostar