BOLETO FALSO? SAIBA COMO IDENTIFICAR E SE PROTEGER

O universo digital pode facilitar bastante a vida das pessoas, mas também é nesse ambiente que vários golpes são aplicados, é preciso ter cuidado e atenção nos sites e nas informações cedidas na rede. O golpe do boleto falso é uma prática que vem crescendo nos últimos tempos, isso faz com que várias pessoas transfiram dinheiro para golpistas por engano.
Mas, algumas medidas podem ser tomadas para você não cair no golpe do boleto falso e evitar que essa dor de cabeça aconteça com você. Continue a leitura do Blog Recovery e entenda o que é o golpe do boleto falso, como evitar e como se proteger.

 

Confira todas as informações para não cair no golpe do boleto falso
Confira todas as informações para não cair no golpe do boleto falso
Saiba como não cair no golpe do boleto falso


GOLPE DO BOLETO FALSO

O golpe do boleto falso consiste na falsificação do documento, dessa forma, quando o boleto for pago o dinheiro é transferido para conta dos golpistas e não da instituição que deveria receber o pagamento. Essa prática pode ser aplicada de diversas formas. Através de vírus no computador que faz com que as informações do código de barras do documento sejam trocadas no momento da emissão, por sites falsos que as pessoas acabam acessando por engano na hora de emitir o documento. Ou por meio de correspondência em que é enviado o boleto falso.

Para não cair no golpe é preciso estar atento, se certificar que o site é verídico e seguro, se o computador está em um bom estado de segurança e se a correspondência vem realmente do remetente correto. Dessa forma, é possível emitir o boleto falso. Porém, existem algumas informações que são importantes serem checadas para se certificar de que o boleto é realmente verdadeiro. 

 

COMO SABER SE O BOLETO É FALSO?

Para se certificar de que você está pagando o boleto correto, e que não se trata de um documento falsificado, existem algumas informações que podem ser verificadas. Assim é possível evitar fazer o pagamento errado e perder o dinheiro. Checar essas informações é bem rápido, isso faz com que você se sinta mais seguro e confiante em fazer o pagamento. Confira abaixo pontos importantes para serem notados em um boleto bancário, e saiba identificar quando tem alguma coisa errada.

 

CÓDIGO DE BARRAS

Uma das primeiras coisas que devem ser notadas é o código de barras. Desconfiar de boletos com códigos de barra falhados ou com espaço entre as barras e tamanho com diferenças grosseiras, principalmente aqueles que não permitem o reconhecimento pela leitora e obriga a pessoa a digitar o código. Dê preferência para pagamentos feitos através da leitora do caixa eletrônico ou do celular,  dificilmente os boletos fraudados são lidos por esses mecanismos.

Em um boleto, o número do código de barras aparece na parte superior e inferior, esse número deve ser o mesmo nos dois extremos. Além disso, os primeiros 3 números devem ser o código do banco que emitiu o boleto. Além disso, os dígitos finais devem corresponder ao valor que será pago. Se o boleto for recorrente, como uma mensalidade, o número sempre será o mesmo então alguma alteração nesse número deve gerar desconfiança.

 

FONTE DE EMISSÃO DO BOLETO

Nunca pague boletos que você desconheça a origem, é importante saber onde o boleto foi emitido. Então, não pague boletos vindos por mensagens de SMS ou Whatsapp. Aos boletos que chegam por email,  atente-se ao endereço, se corresponde realmente ao da instituição que está fazendo a cobrança.
Dê preferência para emitir boletos próximo ao pagamento, para que dessa forma você possa garantir a veracidade. Quando for emitir um boleto, tenha certeza de que se trata do site verdadeiro antes de colocar todas as suas informações. Sempre dê preferência para os boletos emitidos pelos canais oficiais das instituições.

Confira todas as informações para não cair no golpe do boleto falso
Confira todas as informações para não cair no golpe do boleto falso
Confira todas as informações para não cair no golpe do boleto falso

 

VALOR DO BOLETO

Ao verificar a veracidade de um boleto, se atente ao valor do documento. Ele deve ser igual ao valor da compra, sem tirar nem pôr, o valor do boleto aparece em dois lugares no documento. Na aba “valor do documento”, próximo a data de vencimento, e no final do código de barras. Esses dois valores devem ser iguais, caso não sejam, desconfie.

 

DADOS DO BENEFICIÁRIO

Todo boleto precisa informar os dados de quem vai receber o pagamento, por isso todos os documentos constam o CNPJ, CPF e nome do beneficiário. Para evitar cair em golpes, confira todos os dados do beneficiário e certifique-se de que eles são verídicos. Se houver algum dado que você desconhece pesquise sobre para ter certeza de que se trata da empresa ou instituição correta e que você não está transferindo o dinheiro para outra pessoa.

 

PAGUEI UM BOLETO FALSO, COMO RECUPERAR DINHEIRO?

Se você acabou pagando um boleto falso por engano é preciso tomar algumas medidas para solicitar a recuperação do dinheiro. Toda instituição financeira e loja online tem como dever proporcionar um ambiente seguro para os seus consumidores, dessa forma se o boleto for emitido em um banco o pedido de ressarcimento deve ser feito diretamente no banco. Se o erro acontecer em uma loja, ela é a responsável pelo ressarcimento.

Vale ressaltar que o boleto deve ter sido emitido em um desses ambientes e não vir de terceiros. Para solicitar a recuperação do dinheiro, tenha em mãos o boleto falso e o comprovante de pagamento,  entre em contato com o banco ou a loja e informe a situação, se eles se negarem a devolver a quantia, o judiciário pode ser acionado.

Você também pode gostar