Se você está se perguntando se tem como refinanciar um imóvel, a resposta é: sim!
O refinanciamento de imóvel é uma opção para quem está com dificuldade em pagar as parcelas ou precisa conseguir uma quantia em dinheiro rapidamente.
No entanto, é preciso avaliar essa possibilidade, entendendo como funciona o refinanciamento e quais são os prós e contras, já que há incidência de juros.
Para que você entenda se vale a pena o refinanciamento do imóvel e como funciona, preparamos esse conteúdo. Confira a seguir e tire suas dúvidas!
O que é o refinanciamento de imóvel
O refinanciamento de imóvel é uma modalidade de empréstimo na qual o proprietário utiliza seu imóvel como garantia para obter um valor em dinheiro.
Nesse processo, o imóvel é avaliado e, com base em seu valor de mercado, o proprietário pode obter um empréstimo que corresponde a uma porcentagem desse valor.
O refinanciamento permite ao proprietário acessar recursos financeiros para diversos fins, como:
- quitar dívidas;
- investir em um negócio;
- realizar reformas ou até mesmo para uso pessoal.
O uso do refinanciamento imobiliário ocorre por meio de parcelas mensais, incluindo juros e encargos ao longo de um prazo determinado.
Por essa razão, antes de fazer um novo financiamento imobiliário,você deve estudar a sua situação financeira.
Como funciona o refinanciamento de imóvel
Para fazer o refinanciamento de imóvel, você precisa ter um imóvel financiado e procurar uma instituição financeira que ofereça essa modalidade de crédito.
A instituição realizará uma avaliação do imóvel para determinar o seu valor de mercado. Assim, será estabelecido um limite de crédito com base nesse valor.
Em seguida, é feita uma análise de crédito do proprietário para avaliar sua capacidade de pagamento. Se aprovado, o proprietário assina um contrato de empréstimo, registrando-o em cartório.
O valor do empréstimo é disponibilizado ao proprietário, que poderá utilizá-lo conforme suas necessidades.
O pagamento é realizado por meio de parcelas mensais, da mesma forma que o financiamento. Ele inclui o valor do empréstimo, juros e encargos, ao longo do período acordado entre as partes.
O que é preciso para refinanciar um imóvel
Para fazer o financiamento de casa ou apartamento, é necessário:
- possuir um imóvel com valor de mercado;
- o bem precisa estar quitado ou com uma boa parte do valor já pago.
- após a avaliação do imóvel, é preciso buscar uma instituição financeira que ofereça esse tipo de empréstimo.
Será realizada uma análise de crédito para avaliar a capacidade de pagamento do cliente, e, caso aprovado, será necessário:
- assinar um contrato de empréstimo;
- registrar o contrato em cartório;
- efetuar o pagamento das parcelas mensais.
O que acontece se não pagar o financiamento de imóvel
Durante o período de pagamento, o imóvel permanece como garantia do empréstimo.
Caso o proprietário não consiga cumprir com suas obrigações financeiras, deixando de pagar as parcelas, a instituição financeira pode executar a garantia. Isto quer dizer, pode solicitar a posse do imóvel para recuperar o valor emprestado e não pago.
Por isso, é importante avaliar a sua capacidade financeira e estar seguro(a) que consegue pagar as parcelas, pois você corre o risco de perder seu imóvel.
O que é refinanciamento de imóvel com troco
O refinanciamento de imóvel com troco é uma modalidade na qual o proprietário utiliza seu imóvel quitado como garantia para obter um empréstimo que excede o valor necessário para quitar eventuais dívidas existentes.
Ou seja, além de refinanciar o imóvel, o proprietário recebe uma quantia adicional, conhecida como “troco”, que pode ser utilizada para outros fins, como:
- investimentos;
- reformas;
- pagamento de outras despesas.
Logo, esse tipo de refinanciamento permite ao proprietário acessar uma quantia maior em dinheiro e utilizar os recursos de forma flexível.
Para isso, precisa cumprir as obrigações financeiras acordadas com a instituição financeira, como o pagamento das parcelas mensais e juros estabelecidos.
Quais as vantagens e desvantagens de refinanciar o imóvel
O refinanciamento de imóvel apresenta vantagens e desvantagens, que podem variar de acordo com a situação financeira e objetivos do proprietário. Aqui estão algumas delas. Acompanhe!
Vantagens
- Acesso a uma quantia significativa de dinheiro: o refinanciamento imobiliário permite obter um empréstimo com base no valor do imóvel, o que pode ser uma quantia considerável.
- Taxas de juros mais baixas: as taxas de juros para refinanciamento de imóvel são mais baixas em comparação com outras formas de empréstimo. Isso pode fazer você economizar em juros ao longo do tempo.
Desvantagens
- Risco de perda do imóvel: ao utilizar o imóvel como garantia, existe o risco de perdê-lo caso ocorra a inadimplência no pagamento das parcelas.
- Aumento do endividamento: ao refinanciar o imóvel, o proprietário estará assumindo uma nova dívida. Por isso, é importante considerar se a capacidade de pagamento das parcelas está adequada ao orçamento.
Agora que você sabe como funciona o refinanciamento de imóvel, aposte em um bom planejamento financeiro antes de tomar a sua decisão de contratar essa linha de crédito.
E se você tem dívidas abertas e quer quitar o deve, seja como empréstimo ou não, confira o seu CPF com a Recovery. A sua dívida estando conosco, é possível renegociar com até 99% de desconto e parcelas a partir de R$50. Clique aqui e consulte o seu CPF na Recovery.