Juros abusivos: aprenda a identificar e evitar essas taxas

Você sabia que o Brasil é conhecido por ter uma das taxas de juros mais elevadas do mundo? Mas, é possível ter uma noção do que são, de fato, os juros abusivos. 

Para não cair nessa e entrar em dívidas com juros altíssimos, e que são uma verdadeira bola de neve, preparamos este artigo para você aprender a identificar se a taxa de juros é abusiva e como evitá-la. Acompanhe! 

 

O que são juros?   

Podemos entender como juros o valor cobrado pelo empréstimo de um certo valor em dinheiro. Sobre esse valor que foi emprestado, incide um percentual, que é a taxa de juro. 

Ou seja, quando você realiza uma compra ou solicita um empréstimo, existe uma taxa percentual que será calculada de acordo com o valor emprestado.  

Essa taxa serve como uma compensação pelo tempo em que a empresa que emprestou o valor ficará sem poder utilizar a quantia. 

No caso de parcelamento de compra, esse juros é uma taxa de acréscimo que você paga por utilizar o dinheiro da empresa de crédito, já que no momento de efetuar o pagamento você não possui o valor.  

 

O que são juros abusivos? 

Afinal, como saber se a taxa de juros é abusiva? 

Cada instituição financeira e empresa de crédito possui um percentual de taxa de juros. Por isso, é preciso ficar atento(a) na hora de assinar o contrato.  

Teoricamente, o juros pode ser considerado abusivo quando as taxas do contrato são superiores ao valor necessário para cobrir o risco do empréstimo.  

Porém, o Banco Central do Brasilestipula algumas médias de juros para diversos processos. E essa, pode ser uma referência útil na hora de analisar o seu contrato e entender se está recebendo juros abusivos.  

Caso seja constatado o abuso da cobrança de juros, você pode conversar com a empresa e solicitar uma reavaliação do contrato.

 

Saiba como evitar pagar juros abusivos     

A cobrança de juros abusivos pode aumentar, e muito, a dívida de uma pessoa, tornando o montante do valor praticamente impagável, sendo essa uma das  razões para as pessoas terem o seu CPF negativado

Para evitar essa situação, algumas medidas podem ser tomadas. Acompanhe a seguir! 

 

Estude a instituição que você pretende contratar o crédito 

Antes de contratar o crédito, o consumidor deve pesquisar sobre a reputação da instituição bancária ou empresa de crédito.  

Com uma rápida pesquisa em sites de reclamação na internet, por exemplo, já é possível identificar algumas dessas instituições. 

Além disso, caso esteja em dúvida, leve o contrato de financiamento ou crédito para ser analisado junto aos profissionais do Procon da sua cidade para entender se a taxa está dentro do estipulado pela lei.  

A consulta é gratuita e, procedendo a consulta antes de assinar o contrato, fica muito mais fácil evitar dores de cabeça no futuro. 

 

Pesquise as melhores oportunidades de crédito 

A boa e velha pesquisa pode ser a solução para você fugir das taxas de juros abusivas.  

Para isso, entre em contato com as instituições e faça um levantamento para saber se a taxa cobrada ao mês cabe dentro do seu orçamento. 

Assim, você terá um bom parâmetro para decidir qual é a melhor opção para você! 

 

Esteja ciente de qual a taxa média de juros e evite juros abusivos

Para isso, entre em contato com as instituições e faça um levantamento para saber se a taxa cobrada ao mês cabe dentro do seu orçamento. 

Assim, você terá um bom parâmetro para decidir qual é a melhor opção para você! 

Como adiantamos, o Banco Central disponibiliza uma tabela de juros que pode ser consultada pela internet.  

Essa é uma ótima ferramenta para que você tenha os parâmetros necessários para fazer as melhores escolhas. 

Viu como evitar os juros abusivos é possível? Para isso, você deve estar atento ao contrato, pesquisar as taxas de juros entre as instituições de crédito e também consultar a tabela do Banco Central ou o Procon. 

Dessa forma, você se resguarda e evita transtornos que podem elevar ainda mais a sua dívida! 

E caso você queira entender como quitar as suas dívidas com descontos e parcelas que cabem no seu bolso, clique aqui e acesseo nosso site. Você pode fazer o seu acordo de dívida de forma 100% online e segura. 

 

 

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida prescreve? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜