Você sabia que o Brasil é conhecido por ter uma das taxas de juros mais elevadas do mundo? Mas, é possível ter uma noção do que são, de fato, os juros abusivos.
Para não cair nessa e entrar em dívidas com juros altíssimos, e que são uma verdadeira bola de neve, preparamos este artigo para você aprender a identificar se a taxa de juros é abusiva e como evitá-la. Acompanhe!
O que são juros?
Podemos entender como juros o valor cobrado pelo empréstimo de um certo valor em dinheiro. Sobre esse valor que foi emprestado, incide um percentual, que é a taxa de juro.
Ou seja, quando você realiza uma compra ou solicita um empréstimo, existe uma taxa percentual que será calculada de acordo com o valor emprestado.
Essa taxa serve como uma compensação pelo tempo em que a empresa que emprestou o valor ficará sem poder utilizar a quantia.
No caso de parcelamento de compra, esse juros é uma taxa de acréscimo que você paga por utilizar o dinheiro da empresa de crédito, já que no momento de efetuar o pagamento você não possui o valor.
O que são juros abusivos?
Afinal, como saber se a taxa de juros é abusiva?
Cada instituição financeira e empresa de crédito possui um percentual de taxa de juros. Por isso, é preciso ficar atento(a) na hora de assinar o contrato.
Teoricamente, o juros pode ser considerado abusivo quando as taxas do contrato são superiores ao valor necessário para cobrir o risco do empréstimo.
Porém, o Banco Central do Brasilestipula algumas médias de juros para diversos processos. E essa, pode ser uma referência útil na hora de analisar o seu contrato e entender se está recebendo juros abusivos.
Caso seja constatado o abuso da cobrança de juros, você pode conversar com a empresa e solicitar uma reavaliação do contrato.
Saiba como evitar pagar juros abusivos
A cobrança de juros abusivos pode aumentar, e muito, a dívida de uma pessoa, tornando o montante do valor praticamente impagável, sendo essa uma das razões para as pessoas terem o seu CPF negativado.
Para evitar essa situação, algumas medidas podem ser tomadas. Acompanhe a seguir!
Estude a instituição que você pretende contratar o crédito
Antes de contratar o crédito, o consumidor deve pesquisar sobre a reputação da instituição bancária ou empresa de crédito.
Com uma rápida pesquisa em sites de reclamação na internet, por exemplo, já é possível identificar algumas dessas instituições.
Além disso, caso esteja em dúvida, leve o contrato de financiamento ou crédito para ser analisado junto aos profissionais do Procon da sua cidade para entender se a taxa está dentro do estipulado pela lei.
A consulta é gratuita e, procedendo a consulta antes de assinar o contrato, fica muito mais fácil evitar dores de cabeça no futuro.
Pesquise as melhores oportunidades de crédito
A boa e velha pesquisa pode ser a solução para você fugir das taxas de juros abusivas.
Para isso, entre em contato com as instituições e faça um levantamento para saber se a taxa cobrada ao mês cabe dentro do seu orçamento.
Assim, você terá um bom parâmetro para decidir qual é a melhor opção para você!
Esteja ciente de qual a taxa média de juros e evite juros abusivos
Para isso, entre em contato com as instituições e faça um levantamento para saber se a taxa cobrada ao mês cabe dentro do seu orçamento.
Assim, você terá um bom parâmetro para decidir qual é a melhor opção para você!
Como adiantamos, o Banco Central disponibiliza uma tabela de juros que pode ser consultada pela internet.
Essa é uma ótima ferramenta para que você tenha os parâmetros necessários para fazer as melhores escolhas.
Viu como evitar os juros abusivos é possível? Para isso, você deve estar atento ao contrato, pesquisar as taxas de juros entre as instituições de crédito e também consultar a tabela do Banco Central ou o Procon.
Dessa forma, você se resguarda e evita transtornos que podem elevar ainda mais a sua dívida!
E caso você queira entender como quitar as suas dívidas com descontos e parcelas que cabem no seu bolso, clique aqui e acesseo nosso site. Você pode fazer o seu acordo de dívida de forma 100% online e segura.