Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
Aproveite as ofertas exclusivas que temos para vocês.
Ícone Whatsapp

Dívidas caducam? Depois de 5 anos, ainda podem ser cobradas?

14 de junho de 2023 por Marina Victoria de França Lima

Com mais de 70 milhões de pessoas inadimplentes e o superendividamentorondando as famílias brasileiras, muitas pessoas se perguntam sobre os rumos de suas pendências financeiras. Uma dúvida bastante comum: as dívidas caducam ou prescrevem, e não podem mais ser cobradas? E, mais do que isso, vale a pena pagar uma dívida prescrita? 

Neste post, nós respondemos a essas e outras questões.  Continue a leitura! 

 

O que são dívidas prescritas ou caducas?

Dívidas prescritas são aquelas que não foram quitadasno prazo de até 5 anos após seu vencimento e, portanto, não podem mais ser cobradas judicialmente. Se esta for a sua única dívida, seu nome é retirado das listas de inadimplentes, como Serasa ou SPC.  

Mas isso não significa que a dívida deixou de existir. Ao contrário: o pagamento continua pendente junto à loja, instituição financeira ou empresa de serviços e os juros continuam correndo. Lembre-se: não é porque a dívida é antiga que ela, num passe de mágica, desaparece. Se você possui uma dívida prescrita, continuará em dívida com o credor. 

 

Dívidas prescritas podem ser cobradas?

Sim. O que muda quando a dívida prescreve é que ela não pode ser cobrada na Justiça. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, após cinco anos, o credor perde o direito de processar legalmente o consumidor. 

Mas ele pode continuar fazendo a cobrança de forma amigável, por e-mail, SMS ou telefone, por exemplo. E os credores certamente farão isso, porque, afinal, ninguém empresta dinheiro, concede limite no cartão ou financia a compra de algum bem e fica tranquilo se não receber o dinheiro de volta, né?  

 

Dívidas prescritas sujam o nome e impactam o score de crédito?

Quando uma dívida completa cinco anos e passa a ser considerada prescrita, o nome do devedor é retirado das listas de inadimplentes, como o Serasa ou SPC. Portanto, se você não possuir outras dívidas em aberto, o seu nome será limpo. 

Se após esse período seu nome continuar sujo, muito provavelmente, você tem alguma outra pendência. Para checar, basta consultar seu CPF nos birôs de crédito e no site da Recovery.O serviço é gratuito. 

E como fica o score de crédito,nesse caso? A dívida prescrita não vai mais impactar o seu score, mas o score não vai  melhorar, magicamente, de um dia para o outro. Isso porque o score é uma construção feita ao longo da vida. Se você mantém uma pendência em aberto por cinco anos, a dívida irá influenciar seu score durante todo esse período. Ao quitar ou prescrever, o nome é limpo. 

Ou seja, o score não é influenciado por um único evento. Ao contrário, ele reflete a sua reputação financeira durante um bom período de tempo. Se você é um bom pagador, terá um score legal. Caso contrário, perderá pontos. 

Portanto, quitar uma dívida, seja ela nova ou antiga, não vai influenciar seu score imediatamente. Mas vai te ajudar a reconstruir um bom relacionamento com os bancos e as empresas, pouco a pouco, melhorando essa pontuação. 

 

5 boas razões para pagar dívidas antigas

Agora que você sabe o que é uma dívida prescrita, aqui vão 5 boas razões para quitar todas as dívidasmesmo as mais antigas –  e viver sem pendência

 

1. RARAMENTE UMA DÍVIDA PRESCREVE

Em primeiro lugar, pagar é a melhor escolha porque raramente uma dívida prescreve. Isso porque empresas e bancos estão atentos aos prazos legais e costumam contratar empresas especializadas em recuperação de crédito para fazer a cobrança antes do prazo de prescrição. Além disso, seu nome vai parar na lista de inadimplentes e você terá dificuldade para conseguir um cartão de crédito ou empréstimo na hora que precisar. 

 

 2. OS JUROS CONTINUAM CORRENDO

Dívidas são como bolas de neve e muitas pessoas nem percebem isso, como mostramos na matéria 5 principais motivos do endividamento.Quanto mais o devedor demora para negociar, mais os juros e taxas vão se acumulando, transformando a pendência em um verdadeiro bicho de sete cabeças. Por isso, a dica é negociar logo para evitar maiores enroscos. 

 

3. NOME LIMPO DE VERDADE

O consumidor não pode ter seu nomee score de crédito afetados por uma dívida que venceu mais de 5 anos. Porém, o histórico de cada CPF continua armazenado nos bancos de dados das instituições credoras. Caso precise recorrer à mesma instituição no futuro, você poderá enfrentar dificuldades. Negociar é, portanto, o melhor caminho para ter um nome limpo de verdade. 

 

4. HONRAR COMPROMISSOS

A dívida prescrita nunca deixa de existir, portanto você continua devendo dinheiro ao credor. É como pegar dinheiro emprestado de um amigo: se não pagar de volta, você pode ganhar fama de caloteiro. E ninguém quer isso, certo? Portanto, nada mais justo do que se comprometer e honrar os compromissos financeiros firmados. Muitas vezes, a pessoa enfrenta dificuldades. Nesses casos, é importante procurar o credor e negociar, em vez de deixar o tempo passar. 

 

5. NÃO PAGAR ELEVA OS JUROS DO CRÉDITO

Os juros bancários são definidos em função do risco do banco ou financeira receber ou não o dinheiro emprestado de volta. Ou seja, quando o calote aumenta, todos os brasileiros irão pagar mais caro ao contratar crédito ou usar o rotativo do cartão, por exemplo. Pagar o empréstimo é, assim, um ato de cidadania. 

 

Quero pagar minha dívida, mas não sei por onde começar

Pagar é sempre a melhor decisão para não ter que se preocupar com problemas lá na frente. Porém, com quase todo mundo convivendo com um orçamento apertado, muitas pessoas não têm o dinheiro necessário para quitar dívidas antigas, preferindo se livrar daquelas adquiridas recentemente. Levando isso em conta, não deixe de conferir nossa matéria especial sobre priorização de dívidas. 

Depois de entender como priorizar os pagamentos, consulte gratuitamente seu CPFem nosso site e confira as melhores condições para renegociar seus débitos e sair da inadimplência.A Recoveryoferece os melhores descontos para você quitar suas dívidas. Fale com a gentee dê o primeiro passo!