Como funciona o PIX? Tire todas as suas dúvidas

Quer saber como funciona o PIX? Confira o passo a passo para cadastrar chaves e fazer transferências, pagamentos e cobranças.

 

O PIX é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central em 2020. Com ele, é possível pagar boletos e fazer transferências em questão de segundos, 24h por dia e nos 7 dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. Em evolução desde o seu lançamento, em novembro de 2020, o PIX facilita a vida dos brasileiros, permitindo que as pessoas façam transações financeiras sem a necessidade de pagar tarifas. Neste artigo, explicamos como o PIX funciona e ensinamos o passo a passo para utilizá-lo! 

 

O que é o PIX?

O PIX é um sistema de pagamentos instantâneos que inovou a forma como são realizadas operações bancárias e transações financeiras. Com ele, você pode pagar boletos usando o QR Code e fazer transferências para qualquer banco sem pagar taxas.

Além disso, o dinheiro cai na conta em questão de segundos. Não é mais preciso aguardar os horários de funcionamento, como acontece com as operações de DOC e TED. O PIX veio, assim, complementar esses serviços.

 

Como funciona o PIX? Passo a passo de como usar 

Se você ainda não cadastrou as suas chaves PIX ou não usou o sistema para realizar nenhum tipo de operação, não se preocupe! Preparamos um guia para você tirar todas as suas dúvidas e aproveitar as vantagens que esse sistema de pagamento proporciona.

 

Como cadastrar uma chave PIX

O PIX permite fazer transações sem a necessidade de digitar dados como número da conta, agência, nome completo do titular e CPF. Com o PIX, em vez de todos esses dados é preciso informar apenas uma chave, que pode ser o seu CPF, e-mail, número de celular ou texto aleatório. 

Você mesmo faz o cadastro de sua chave PIX para receber dinheiro de outras pessoas. Para isso, acesse a área do PIX no aplicativo do seu banco ou carteira virtual, selecione a opção “Cadastrar Chave PIX” e escolha a chave que você deseja ter. Nesse processo, é possível escolher mais de uma chave para a mesma conta.  

Porém, você não pode usar a mesma chave em contas diferentes. Por exemplo, se no banco A você colocou o seu e-mail e o seu CPF como chaves PIX, no banco B você só poderá cadastrar o telefone e a chave aleatória, porque as outras opções já estão veiculadas à conta no banco A.

 

Como fazer transferências com o PIX

Para fazer transferências utilizando o PIX, basta acessar a área deste sistema no aplicativo do seu banco ou carteira virtual. Então, escolha a opção “transferir”. Informe a quantia que você deseja transferir e, em seguida, a chave PIX da pessoa que vai receber o dinheiro. Depois, confira se todos os dados estão corretos. Com todas as informações verificadas, confirme a operação. O dinheiro cairá na conta do destinatário em alguns segundos. 

 

Como fazer pagamentos com o PIX

Com o PIX, é possível fazer pagamentos de forma simples e rápida. Para isso, você pode usar a chave PIX de quem vai receber a transferência, como explicamos acima, ou escanear um QR Code. 

Existem dois tipos de QR Code disponíveis para realizar o pagamento com o PIX: o QR Code estático e o dinâmico. O QR Code estático nunca muda: ele tem um valor único e toda pessoa que o escanear paga o mesmo valor. Por sua vez, o QR Code dinâmico é individual, personalizado e traz um valor diferente para cada compra. O uso do QR Code estático ou dinâmico vai depender do que você irá pagar.  

Por exemplo, uma tarifa padrão que tem sempre o mesmo valor pode ser paga com QR Code estático. Por outro lado, uma compra pessoal deverá ser paga com QR Code dinâmico, pois o preço será diferente para cada pessoa. O estabelecimento é quem decide qual será o tipo de QR Code utilizado, e o consumidor deve apenas escanear e pagar o serviço ou produto utilizando o PIX. 

 

Como fazer cobranças com o PIX?

Em vez de emitir um boleto para receber um pagamento, você pode gerar um QR Code para ser escaneado e receber via PIX. Para isso, acesse a área do PIX no aplicativo do seu banco ou carteira digital, escolha a opção “cobrança” e informe o valor que você deseja cobrar. Você pode colocar uma descrição, informando a qual serviço ou produto o pagamento se refere. 

Com as informações preenchidas, clique em “gerar QR Code” e, assim, você terá um QR Code com o valor cadastrado. Para receber por ele, basta que a pessoa que for realizar o pagamento o escaneie.

 

Novas funcionalidades do PIX 

O PIX vem ganhando novas funcionalidades. Confira algumas delas que você já pode usar e outras que entrarão no ar ao longo 2022. 

 

PIX Saque e PIX Troco

Essas duas funcionalidades começaram a valer em novembro de 2021. Com o PIX Saque, você pode fazer saques de dinheiro em estabelecimentos comerciais e postos bancários, como caixas eletrônicos. E, com o PIX Troco, pode transferir um valor a mais ao comprar algo e receber o troco em dinheiro. 

 

PIX por aproximação

Esta nova função ainda não entrou no ar, mas deverá estar disponível em 2022. Para pagar uma compra, você só terá que entrar na área PIX no aplicativo do seu banco e aproximar o celular da maquininha de cartões. 

 

PIX Offline

Com este serviço, será possível realizar pagamentos com o PIX via QR Code mesmo sem estar com acesso à internet.  

 

PIX Garantido

A novidade vai permitir que, em breve, você possa realizar compras parceladas com o PIX, como faz com o cartão. Esta será a primeira funcionalidade de crédito do PIX e está prevista para 2022. 

Conseguiu economizar e quer renegociar as suas dívidas com a Recovery?  Clique aqui e consulte grátis o seu CPF.

 

Você também pode gostar
valor salario minimo 2022_recovery
O valor do salário mínimo em 2022 mudou, assim ... Leia mais ➜
Cartão de crédito para negativado: saiba se é possível fazer
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜