O boleto bancárioé um método de pagamento muito usado no Brasil para quitar parcelas de dívidas, pagar contas e fazer compras. Por ser tão popular, ele é, também, alvo de frequentes tentativas de fraudes por parte de golpistas que tentam ludibriar o consumidor mais desavisado.
Para se ter uma ideia da dimensão do problema, foram feitas mais de mil tentativas de golpes financeiros por hora entre os meses de janeiro e julho de 2022, de acordo com dados levantados pela empresa de cibersegurança Psafe. Como mostramos na matéria que explica como se proteger contra fraudes e golpes financeiros,um dos esquemas mais utilizados pelos criminosos é o boleto falso, que vem fazendo muitas vítimas Brasil afora.
Por isso, é importante estar atento e bem informado na hora de fazer os pagamentos. Siga lendo que vamos mostrar como essas tentativas de golpes são montadas e o que você pode fazer para não cair em ciladas.
Como funciona o golpe do boleto falso
Tudo começa com um boleto adulterado, que pode chegar por e-mail e pelos correios ou ser acessado a partir de links recebidos por SMS ou Whatsapp. À primeira vista, o documento é parecido com o original. Só que, ao pagar, o dinheiro não vai para a empresa que você pretende pagar, mas para o bolso do golpista.
Os principais alvos desse tipo de fraude são pessoas que, na correria do dia a dia, acabam se distraindo e não param para examinar detalhadamente o que estão pagando. Outro público frequentemente lesado são os idosos, mais vulneráveis por terem dificuldades com a tecnologia. Muitas vezes, os criminosos emitem boletos falsos passando-se por planos de saúde ou de previdência privada.
Como identificar um boleto falso
Para não ser vítima deste tipo de golpe, é preciso estar atento às informações que constam do boleto antes de pagá-lo. Siga o roteirinho abaixo para ter mais tranquilidade.
1) CONFIRA OS DADOS DO BENEFICIÁRIO
Observe sempre o nome, o CNPJ e outros dados da empresa que irá receber o dinheiro e só faça o pagamento se tiver a certeza de que os dados do beneficiário estão corretos. Em caso de dúvida, entre em contato com a empresa e peça a confirmação dos dados do beneficiário.
Se o seu boleto se refere a uma parcela de negociação com a Recovery, aqui vai uma dica importante: os boletos da Recovery nunca trazem um CPF, apenas o CNPJ da empresa. Veja abaixo em um exemplo:
Caso receba um boleto da Recovery, fique atento para os dados do beneficiário, que deverá ser uma das empresas a seguir:
- IRESOLVE COMPANHIA SECURITIZADORA DE CRÉDITOS FINANCEIROS S.A.
- CNPJ: 06.912.785/0001-55
- Endereço: Praça Alfredo Egydio Souza Aranha, 100, Torre Alfredo Egydio, 12º Andar – Pq. Jabaquara, São Paulo/SP – CEP 04344-902
- FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS NÃO-PADRONIZADOS NPL II
- CNPJ: 29.292.312/0001-06
- Endereço: Rua Gomes de Carvalho, 1195, 4º andar – Vila Olímpia, São Paulo/SP – CEP: 04.547-004
Se os dados do boleto não baterem com alguma das opções acima, não faça o pagamento e entre em contato conosco por meio de nossos canais oficiais de atendimento: WhatsApp (11) 4765-8402 ou telefone 0800 772 3331.
2) ENTENDA O CÓDIGO DE BARRAS
Olhando atentamente o documento, também dá para evitar as fraudes. Confira, em primeiro lugar, o nome do banco. A seguir, veja se os três primeiros dígitos do código de barras realmente correspondem ao código do banco responsável pela emissão do boleto.
Se o banco que emitiu o boleto for o Itaú, por exemplo, o código de barras necessariamente deve começar com 341 (para saber o número de outros bancos, é só dar uma conferida no site da instituição). Ainda no código de barras, os últimos números devem ser os mesmos do valor do boleto. Observe, também, a data de vencimento.
Outras características dos boletos falsos são a presença de erros de português e a dificuldade para ler o código de barras pelo aplicativo do celular. Fique atento!
3) LEIA O RESUMO DA NEGOCIAÇÃO
Os boletos da Recovery devem ser sempre baixados ou solicitados por meio de nossos canais oficiais. Você receberá uma cartinha com o resumo de sua negociação anexada ao boleto, como no exemplo abaixo:
Informação e segurança é com a Recovery!
A Recovery é uma empresa do grupo Itaú, que preza pela segurança de seus clientes. Estamos sempre buscando aprimorar os nossos serviços e manter você bem informado, de maneira que você acesse boas melhores oportunidades para quitar suas dívidas e adote as medidas necessárias para evitar golpes e fraudes.
Além disso, possuímos também as melhores taxas de negociação do mercado. Consulte o seu CPFe saiba o que podemos fazer por você!