A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS

Lidar com o dinheiro é desafiador para muitos adultos, conseguir se organizar e planejar os gastos pode ser uma tarefa complicada. Porém, quanto mais isso for posto em prática, mais fácil a relação com o dinheiro vai se tornando. A educação financeira é essencial para ter uma vida tranquila, sem grandes preocupações, e para lidar melhor com o dinheiro.

Esse aprendizado pode começar desde cedo, a educação financeira para crianças é capaz de ensinar para os pequenos a importância de lidar bem com o dinheiro. Isso faz com que eles cresçam sabendo como lidar com as finanças no futuro. Para saber como educar as crianças financeiramente continue a leitura do Blog Recovery.

Importância da educação financeira para crianças

MESADA EDUCATIVA

A mesada é o primeiro contato que as crianças têm com a administração do próprio dinheiro, com ela é possível começar a se organizar e se planejar para poupar e para futuros gastos. O valor pode ser em mesada, pago uma vez por mês, quinzenada, duas vezes por mês uma a cada 15 dias, ou semanada, durante toda semana do mês.

Como as crianças menores de 12 anos não têm tanto noção do tempo passando, para elas é recomendado a semanada, enquanto para maiores quinzenada ou mesada. Ao estipular um valor, é preciso deixar claro que o dinheiro é para ser usado com sabedoria. Antes de começar a dar a quantia em dinheiro, é preciso explicar algumas coisas para as crianças, como planejamento e organização.

Deixe claro para os pequenos que eles não precisam gastar todo o dinheiro e que podem poupar para comprar uma coisa que desejam muito. Cabe aos pais deixar que os filhos administrem a quantia e não completar o dinheiro, para que eles aprendam a poupar. Os primeiros erros e gastos desnecessários vão acontecer, os pais devem orientar os melhores caminhos a serem seguidos para que as crianças começarem a acertar.

INCLUA SEU FILHO EM PEQUENAS DECISÕES FINANCEIRAS

Incluir as crianças em pequenas decisões financeiras vai mostrar para elas a importância e o valor do dinheiro e das coisas. Escolha atividades cotidianas que podem ser divertidas e educativas para os pequenos, dessa forma, eles vão aprender de uma maneira mais clara sobre a importância do consumo consciente.

Uma boa alternativa é a ida ao supermercado, peça ajuda das crianças com as compras, para que eles encontrem os produtos em promoção e com o melhor preço. Dessa forma, os pequenos vão se acostumar a fazer isso todas as vezes que forem às compras. Ensine que é preciso pesquisar para encontrar o melhor preço e deixe eles participarem dessas atividades.

MOSTRE O VALOR DAS COMPRAS

Explicar sobre como você ganha dinheiro pode ajudar as crianças a entenderem como tudo funciona. Muitas vezes as crianças pensam que os pais são fontes inesgotáveis de dinheiro, por isso é importante explicar como o trabalho e o salário funcionam.

Com isso, eles vão entender a importância de gastar bem. Explique como você fez para comprar coisas que estão em casa e como as crianças podem comprar o que elas desejam. Com isso, os pequenos vão entender de uma maneira clara como poupar e comprar estão relacionados. Ensinar as crianças a terem objetivos e a consumir coisas úteis e necessárias é importante para esse processo.

EXPLIQUE O QUE É CARTÃO DE CRÉDITO

O cartão de crédito é visto pelas crianças como um objeto mágico que você pode usar em qualquer ocasião para fazer compras. Mas, é preciso explicar para os pequenos que todos os valores gastos no cartão devem ser pagos com dinheiro no final do mês. Assim como o dinheiro físico, o cartão de crédito requer planejamento e disciplina.

Vale também falar de uma maneira simples sobres os juros e multas que os cartões podem incidir, o que pode virar uma bola de neve a cada mês. Fazer com que as crianças entendam como funciona e quando usar o cartão, faz com que elas tenham mais conhecimento da importância da organização e do planejamento.

Ensine as crianças como administrar o dinheiro

ENSINE COMO POUPAR DINHEIRO

Antes de ensinar é preciso dar exemplo. As crianças tendem a repetir comportamentos dos pais, então, se elas veem que os pais poupam dinheiro e se organizam financeiramente fica ainda mais fácil delas pegarem esse hábito.

Além disso, é importante ensinar ela a necessidade de poupar dinheiro. Para isso, explique que eles podem usar o dinheiro futuramente para fazer ou comprar algo que elas querem muito, e que criar uma reserva financeira é importante. Dar exemplo de coisas que você conseguiu comprar poupando é um bom incentivo.

As crianças aprendem brincando. Jogos como banco imobiliário e brincadeiras que envolvam compra e venda podem fazer com que elas aprendam ainda mais a importância de poupar dinheiro e como gastar de maneira consciente com o que realmente vale a pena. Poupar e ter uma boa relação com o dinheiro requer determinação, foco e persistência, com isso as crianças vão aprender desde cedo a importância desses valores.

Você também pode gostar