10 dicas para economizar água e energia

Com as contas de água e energia cada vez mais caras é preciso tomar algumas medidas para economizar durante o dia a dia. Além de ser um alívio para o bolso, a economia de água e luz traz diversos benefícios para o meio ambiente.  A água é um dos recursos mais essenciais para sobreviver, como um recurso finito, é preciso tomar todas as medidas necessárias para que ela seja preservada. 

Com as mudanças climáticas, muitas áreas também enfrentam períodos de seca, o que faz com que seja necessário economizar água. Já a energia, é vital para o desenvolvimento de diversas atividades. Muitas vezes o uso excessivo pode pesar no final do mês. Pensando nisso, o Blog Recovery separou 10 dicas para economizar água e energia, confira todas abaixo, alivie as contas e ajude o planeta.

Saiba como economizar água e energia
Saiba como economizar água e energia

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

A economia de água pode começar com pequenas atitudes durante o cotidiano, desta forma quando você mesmo perceber praticar essas dicas já serão uma coisa natural. A economia de água traz diversos benefícios, e para ajudar a você a começar, a Recovery separou alguns pontos que merecem atenção e que podem estar gastando mais água do que o necessário.

LAVE ROUPA UMA VEZ POR SEMANA

Ao lavar a roupa suja o ideal é juntar grandes quantidades para que todas as peças sejam lavadas em um mesmo dia. Isso é o recomendado porque a máquina de lavar precisa de uma quantidade de água para funcionar, se a lavagem for fracionada será necessário usar a mesma quantidade de água mais de uma vez. Por isso, é indicado escolher um dia da semana para lavar todas as peças de roupa acumuladas, com isso é possível economizar grandes quantidades de água.

REAPROVEITE ÁGUA PARA REALIZAR LIMPEZA

A água usada na máquina de lavar pode ser reutilizada para limpar diversos cômodos da casa. Como a água contém apenas o sabão é possível aproveitá-la para lavar pisos, garagem e até a calçada. Dessa forma você economiza água e ganha eficiência durante o trabalho doméstico. A água da chuva também pode ser usada para limpeza, colocar algum sistema na casa que consiga coletar a água ajuda na hora da faxina.

NÃO LAVE CARRO, CALÇADA E GARAGEM COM MANGUEIRA

A mangueira não deve ser utilizada para lavar veículos, calçada e garagem. Isso porque a mangueira não faz com que a água chegue de forma igual nas superfícies. O que faz com que seja necessário usar mais água do que o habitual para lavar, com a lavagem com a mangueira há muito desperdício durante a limpeza.

Por isso o mais indicado é limpar, ensaboar ou varrer primeiro para depois jogar a água que fica acumulada em um balde, dessa forma é possível ter um controle melhor da quantidade de água despejada na superfície e manter tudo limpo e ainda sim economizar água. Uma boa alternativa é usar água reutilizada para fazer a limpeza.

CONSERTE VAZAMENTOS

Analise a sua casa e identifique os pontos de vazamento, pode parecer que pouca água está vazando mas a longo prazo essa quantidade é muito maior. Por isso, consertar os vazamentos é uma ótima maneira de economizar água e evitar o desperdício. Além de prejuízo para o bolso, os vazamentos também são prejudiciais para o planeta porque a água muitas vezes nem pode ser reutilizada. Por isso, dê atenção para os vazamentos da casa e conserte-os para economizar.

Conserte vazamentos para economizar água
Conserte vazamentos para economizar água

TOME BANHOS CURTOS E NÃO DEIXE A TORNEIRA DO BANHEIRO ABERTA

Evite tomar banhos longos para não desperdiçar água e energia, os banhos curtos são benéficos tanto para conta de água quanto para conta de luz. Ainda no banheiro, fique atento ao uso da torneira e não deixe ela aberta ou pingando após o uso. A torneira aberta joga a área direto para o ralo o que é um total desperdício, por isso mantenha ela aberta apenas quando for utilizar. 

DICAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA

Economizar energia pode trazer benefícios para o meio ambiente e para o bolso. Com alguns cuidados é possível reduzir o preço da conta de luz e garantir uma boa economia no final do mês. Se você não sabe por onde começar para economizar energia, a Recovery te ajuda! Separamos algumas dicas que vão te ajudar na economia do dia a dia.

APROVEITE A LUZ DO SOL DURANTE O DIA

Aproveitar a luz solar durante o dia é uma das melhores maneiras de economizar energia. Além de ajudar a casa arejar, a iluminação natural consegue manter os ambientes claros e mais vivos. Para potencializar e ajudar ainda mais a luz se propagar pela casa, é interessante o uso de espelhos. Pela ação refletora os espelhos têm a função de deixar os ambientes mais claros. Durante o dia deixe todas as janelas e cortinas abertas e as luzes apagadas.

USE LÂMPADAS DE LED

As lâmpadas de LED são as lâmpadas mais econômicas do mercado. Além de ajudar na redução da conta de luz no final do mês, as lâmpadas de LED deixam o ambiente amplamente iluminado e tem uma longa validade. Por isso, o uso delas é recomendado para economizar e garantir um ambiente claro. Além das clássicas brancas, é possível encontrar lâmpadas de LED em diferentes cores e escolher aquela que melhor se adequa a sua casa.

Use luz de LED para economizar energia
Use luz de LED para economizar energia

NÃO DEIXE APARELHOS NO STAND BY

Stand by é definido como modo de espera, isso acontece quando o aparelho não está sendo utilizado mas ainda sim está ligado a tomada. Em muitos casos, uma luz vermelha fica acesa para indicar que o aparelho está em stand by, o que ainda significa um gasto de energia.

Segundo o Instituto Akatu, que promove ações para o gasto consistente de energia, os aparelhos em stand by podem significar 12% do gasto na conta de luz no final do mês.Por isso, é importante desligar os aparelhos completamente quando eles não estiverem em uso.

NÃO DEIXE O FOGÃO E A GELADEIRA PRÓXIMOS

Ao arrumar a posição dos móveis na cozinha, não é recomendado deixar a geladeira e o fogão próximos. Isso porque os dois aparelhos operam em temperaturas diferentes, a geladeira com o frio e o fogão com o quente. Esses eletrodomésticos juntos podem interferir um no funcionamento do outro fazendo com que seja gasto mais energia para acontecer o bom funcionamento.

ATENÇÃO AOS ELETRODOMÉSTICOS

Os eletrodomésticos trazem diversos benefícios para o dia a dia, porém muitos deles gastam muita energia. Por isso, é preciso ficar atento para identificar se algum eletrodoméstico está puxando mais energia do que o normal e está fazendo com que a conta de luz fique mais cara. Além disso, na hora de comprar um eletrodoméstico é importante ficar de olho no Selo Procel e encontrar aquela opção que mais economiza energia.

POR QUE DEVEMOS ECONOMIZAR ÁGUA E ENERGIA?

A economia de água e energia é essencial para manter o meio ambiente saudável. O gasto excessivo e o desperdício de água e luz é maléfico para sociedade e planeta. A falta destes recursos essenciais podem prejudicar grande parte das atividades e das pessoas. Usar somente o necessário é o ideal para consumir a energia e água de uma maneira consciente. Além destes benefícios, economizar água e energia traz diversos benefícios financeiros, essas atitudes ajudam a poupar grandes quantias no final do mês que podem ser usadas em outras áreas.

Você também pode gostar