Planejamento financeiro: o que é e quais os benefícios

O planejamento financeiro vem se tornando pauta nos últimos tempos. Com o interesse maior em finanças pessoais e em como se organizar para não ficar no vermelho no final do mês, o planejamento financeiro surgiu como uma boa opção. Com ele, é possível pagar os boletos, fazer os gastos mensais necessários e ainda poupar determinadas quantias para planos futuros.

O planejamento financeiro te ajuda a ter uma vida financeira mais tranquila. Se você tem interesse em fazer um planejamento financeiro mas não sabe por onde começar, o Blog Recovery separou algumas dicas que vão te ajudar a se planejar financeiramente. Confira os passos e mude a sua rotina financeira.

Confira como começar a se planejar financeiramente
Confira como começar a se planejar financeiramente

BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O planejamento financeiro traz diversos benefícios para você e sua família, com atitudes que podem ser tomadas em conjunto todos saem ganhando. Uma das principais vantagens é não precisar se preocupar com dívidas e com a conta não fechar no final do mês. Boletos atrasados podem causar muita dor de cabeça, com o planejamento financeiro essa realidade pode mudar e garantir que você termine o mês com todas as contas fechadas e pagas.

Além disso, com o planejamento financeiro é possível realizar sonhos e prever os gastos. Guardar uma quantia em uma reserva financeira é essencial para comprar coisas que você deseja ou fazer viagens. Com o planejamento financeiro é possível guardar uma quantia a cada mês e escolher o melhor momento para comprar aquilo que você deseja, dessa forma é possível se preparar para isso. 

O planejamento financeiro também possibilita a criação de uma reserva de emergência que será utilizada em momentos de necessidade como alguma despesa médica ou gastos não previstos. Ao se planejar você também está mais preparado para lidar com situações que não estavam nos planos.

DICAS PARA COMEÇAR O SEU PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Para te ajudar a aproveitar todos os benefícios do planejamento financeiro e dar algumas orientações de como começar, a Recovery separou algumas dicas que podem ser utilizadas para você se planejar financeiramente de um modo simples e prático.

Pequenas atitudes no dia a dia podem gerar uma grande economia no final do mês, comece aos poucos até o planejamento se tornar um hábito e uma coisa natural.

CONTROLE DE GASTOS

Criar um controle de gastos é uma boa opção para começar a se planejar financeiramente. Para controlar os gastos é preciso analisar em que lugares você está gastando o dinheiro, encontre os gastos fixos e necessários, gastos pontuais e gastos exagerados. Com isso analisado, entenda em que lugar você pode economizar ou cortar gastos.

Uma boa dica para economizar é sempre estar por dentro de promoções, nas compras feitas pela internet utilize cupons e cashback. Enquanto nas compras presenciais peça desconto ou, no caso de supermercado por exemplo, procure em mais de uma unidade o melhor preço e vá em dias diferentes.

Para gastos excessivos, corte aqueles que não são necessários, que podem esperar e que não vão fazer falta. Dessa forma é possível criar um planejamento que fará com que todas as contas do mês fechem e que seja possível guardar uma quantia de dinheiro.

Aproveite os benefícios do planejamento financeiro
Aproveite os benefícios do planejamento financeiro

ECONOMIZE DINHEIRO E INVISTA NO SEU FUTURO

Com planejamento financeiro, crie uma reserva financeira e invista em coisas que você gosta ou precisa. Ao se planejar, é possível separar uma quantia de dinheiro todo mês e guardar para projetos e planos futuros, dessa forma é possível gastar o dinheiro com coisas que você gosta ou precisa, não só com os boletos.

Não há uma quantia padrão a ser guardada, cada pessoa precisa analisar individualmente quanto ganha, quais são os gastos fixos e entender qual valor será possível guardar na reserva financeira. Entenda qual valor melhor se encaixa para você, mas, faça um compromisso de todo mês guardar uma determinada quantia. Quando for possível guardar mais faça isso porque dessa forma será possível suprir algum mês que surja algum gasto inesperado. Criar uma meta de qual quantia você quer juntar em um determinado tempo ajuda a estipular o quanto será necessário gastar por mês, as metas incentivam e ajudam a chegar no seu objetivo de forma mais rápida e prática.

PLANILHA PARA POUPAR DINHEIRO MENSALMENTE

Uma das ferramentas que mais ajudam na hora do planejamento financeiro é o uso da planilha de gastos. Com a planilha é possível ter uma noção de ganhos, débitos e quanto dinheiro foi guardado. Dessa forma é possível ver em quais lugares o seu dinheiro está sendo gasto e analisar em quais pontos de economia.

 Para criar a sua planilha use o excel ou o google planilhas, essas ferramentas são fáceis de usar e como elas é possível ter uma boa visão do como seu dinheiro está sendo usado. Ao criar a sua planilha é importante contar alguns pontos que vão te ajudar a analisar o planejamento mensal e anual. 

Crie abas indicando cada mês do ano, em cada mês coloque as categorias de ganhos (toda receita financeira que entrar no mês), gastos fixos (contas de luz, água, telefone, mercado entre outros) e gastos variáveis (qualquer outro tipo de gasto, lazer, compras entre outros), balanço (para entender a diferença entre o que você ganhou e o que gastou) e poupar ou guardar (para indicar qual quantia foi destinada para reserva financeira naquele mês). 

Dessa forma, é possível ter uma visão anual e entender em qual mês você estará mais livre e pode fazer um gasto que esteja planejando ou em qual mês é melhor esperar. Além de controlar o quanto está sendo guardado em cada mês e evitar que você gaste mais do que o planejado para o mês.

Você também pode gostar