Há alguns anos, a forma mais comum de se comprar parcelado era através do crediário, também conhecido como carnê de loja.
Ainda hoje essa modalidade de crédito é utilizada, mas perdeu força com a grande adesão da população ao cartão de crédito, que assumiu o protagonismo na hora de parcelar as compras.
No entanto, essa modalidade de crédito ainda é oferecida por muitas lojas (em especial por grandes redes do mercado de varejo). E como todo tipo de crédito, este precisa ser usado com cautela e planejamento.
Para ajudar você a entender o que significa crediário, quais cuidados tomar, vantagens e desvantagens, preparamos este artigo. Acompanhe!
Entenda o que é e como funciona o crediário
O crediário é uma forma de crédito usada para comprar produtos a prazo. Nesse caso, você pode parcelar a sua compra em várias parcelas, como 24 vezes ou até mais.
É uma opção para quem não pode fazer o pagamento à vista, porém, é preciso ficar atento.
Isso porque, assim como outras formas de contratação de crédito, o crediário também cobra juros.
Saiba qual a diferença entre crediário e cartão de crédito
O cartão de crédito é um cartão que permite a realização de compras em qualquer estabelecimento que aceite esse tipo de pagamento.
Já o crediário normalmente está ligado a uma loja. Portanto, você pode usá-lo para compras de produtos específicos dessa loja onde você está contratando o crediário.
Quem pode abrir um crediário
Desde que o estabelecimento trabalhe com essa modalidade de crédito, em regra, qualquer pessoa maior de 18 anos com comprovante de renda e sem restrições nos órgãos de proteção ao crédito pode abrir um crediário.
Além disso, maiores de 16 anos com a assinatura dos pais também podem fazer a abertura.
Existe um limite para o crediário
Não existe um limite estabelecido em lei para a concessão de crédito no carnê de loja.
No entanto, o que acontece na prática é que cada estabelecimento comercial tem as suas próprias regras para definir o limite de crédito concedido a cada consumidor.
De modo geral, o valor máximo é definido pela renda do cliente, seguindo a política da empresa.
Quando é indicado usar esse tipo de crédito
O crediário é indicado para quem não deseja comprometer o limite do cartão de crédito e quer usufruir de outras vantagens oferecidas pela loja.
Também é uma opção para aqueles que desejam comprar a prazo. Isso serve quando a compra possui um valor elevado ou o consumidor não possui o dinheiro à vista no momento.
Além disso, também é uma forma de pagamento para quem não possui cartão de crédito ou até mesmo conta em banco, já que você contrata diretamente na loja.
O que acontece se deixar de pagar o crediário
Quem deixar de pagar o carnê de loja fica sujeito ao pagamento de multas e juros, além do risco de inadimplência, que pode acabar gerando restrições no CPF e a inscrição do nome nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Assim, apesar de normalmente ter juros menores que o do cartão de crédito, é preciso estar atento para não comprometer o orçamento e acabar se endividando.
Quais cuidados ter antes de contratar o carnê de loja
Na hora de contratar um carnê de loja, é importante ter em mente que se trata de uma forma de crédito e, por isso, é importante saber como usá-lo.
Logo, fique atento aos juros embutidos nas parcelas e compare com outras formas de pagamento.
Quais as vantagens e desvantagens de usar o crediário
O uso do carnê de loja pode trazer vantagens e desvantagens, dependendo das necessidades e circunstâncias financeiras de cada pessoa.
Vantagens
- Acesso facilitado ao crédito;
- Flexibilidade de pagamento;
- Ausência de necessidade de cartão de crédito.
Desvantagens
- Juros e taxas;
- Risco de endividamento excessivo;
- Restrições no poder de compra futuro, caso não seja possível quitar essa dívida.
Viu como o crediário pode ser uma boa forma de parcelar as suas compras? Siga essas dicas e tenha sempre em mente que o planejamento financeiro de médio e longo prazo é a melhor forma para evitar o endividamento.
Se você quer quitar suas dívidas com descontos especiais, clique aqui e consulte seu CPF com a Recovery.Se o seu débito estiver sob gestão da Recovery, você pode renegociar com até 99% de desconto e parcelas a partir de R$50. Aproveite!