Como aproveitar o 13º salário para começar a mudar de vida

O 13º salário é uma bonificação anual correspondente a um salário, prevista na legislação trabalhista e concedida pelas empresas a seus funcionários. A partir de 15 dias de serviço, todos os trabalhadores com carteira assinada têm direito a esse benefício, que é proporcional ao tempo trabalhado: se você manteve o vínculo empregatício durante o ano inteiro, recebe um salário completo. Se trabalhou apenas alguns meses, o valor do salário deve ser dividido por 12  e multiplicado pelo número de meses trabalhados. 

O décimo terceiro salário é pago em até duas parcelas – a primeira entre fevereiro e novembro de cada ano, e a segunda até o dia 20 de dezembro. A entrada desse dinheiro a mais é sempre uma ótima oportunidade para investir em você e em sua saúde financeira. Confira algumas das nossas sugestões e aprenda a usar o  13º salário para mudar de vida! 

 

1. Sair das dívidas

O final de ano é ideal para acertar as contas e entrar em 2024 com mais tranquilidade e o  13º salário pode ajudar você nisso. Que tal usar esse dinheiro extra para renegociar dívidas e colocar a vida financeira em ordem? Você pode aproveitar o  Desenrola Brasilpara conseguir bons descontos nos atrasados e usar o décimo terceiro para quitar à vista, abater parcelas ou uma parte da dívida. Consulte o seu CPF gratuitamente com a gentee, se tiver dívidas sob gestão da Recovery, veja os descontos que preparamos para você! 

 

2. Investir em você

Outra boa maneira de usar o 13º salário a seu favor é investir em cursos que podem ajudar você a se especializar para destravar uma promoção, melhorar sua competitividade no mercado de trabalho ou até, quem sabe, mudar o rumo de sua carreira ou abrir um negócio. Investir no próprio desenvolvimento é uma maneira de encurtar caminhos e aumentar a renda.  

Há muitas maneiras de fazer isso: um curso técnico, uma faculdade, aprender um novo idioma ou se especializar na área que você atua. Considere suas habilidades, sonhos e possibilidades, e use odinheiro do décimo terceiro salário para aprender. Se você vende bolos em sua vizinhança, que tal fazer um bom workshop de confeitaria ou de gestão, para aprender a calcular melhor o custo do produto,vender mais ou organizar um sistema de distribuição? Todo esse conhecimento poderá ser revertido em mais oportunidades de negócio e carreira. 

 

3. Forme uma poupança

Se você tem um sonho, como comprar um terreno para construir a casa própriaou fazer uma viagem de férias, o 13º salário pode encurtar o prazo para realizar. A dica é guardar a primeira parcela e, se puder, uma parte da segunda parcela em uma aplicação financeira, como um título do Tesouro Direto, um CDB ou outro investimento seguro, que tenha a proteção do Fundo Garantidor de Crédito. 

Assim, você mantém o poder de compra do dinheiro, ou seja, ele não perde valor com a inflação, e ainda vai ter rendimento, ajudando você a conseguir realizar o que deseja. Planejamento é a chave para realizar qualquer projeto, em qualquer fase da vida. 

 

4. Comece uma reserva de emergência

A reserva financeiraé um dinheiro que guardamos para usar exclusivamente naquelas situações que não podemos prever, como a perda do emprego ou uma doença, por exemplo. Ter essa reserva é muito importante, porque ela garante um fôlego para arcar com gastos inesperados sem comprometer as contas do mês.  

Por isso, outro destino nobre para o 13º salário é investir nessa proteção. Mesmo que consiga guardar apenas uma parte do décimo terceiro, não tem problema. Coloque o dinheiro em uma aplicação que possa ser resgatada a qualquer momento, e depois vá completando aos poucos até ter valor suficiente para bancar as contas por alguns meses.  

Gostou dessas dicas? Compartilhe para que mais pessoas saibam como usar o 13º salário com sabedoria! E não deixe de consultar o seu CPF gratuitamente em nosso site,preparamos descontos imperdíveis para ajudar você a começar o ano no azul. 

 

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida “caduca”? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜