Quando fazemos um contrato de dívida, a intenção é cumprir com os termos estabelecidos e regularizar nossa situação financeira, certo? No entanto, imprevistos acontecem e algumas vezes pode ocasionar uma quebra de acordo de dívida.
A boa notícia é que existem algumas medidas que podem ser tomadas para lidar com essa situação e buscar uma solução. Como é o caso de entrar em contato com o credor e solicitar uma renegociação de dívida, por exemplo.
Confira no conteúdo a seguir algumas estratégias para lidar com a quebra de acordo de dívida e como resolver essa situação caso ela já tenha acontecido. Boa leitura!
O que é a quebra de acordo de dívida?
A quebra de acordo de dívida ocorre quando uma das partes envolvidas não cumpre com os termos e condições estabelecidos em uma renegociação de dívida. A quebra acontece, por exemplo, quando uma pessoa devedora renegocia uma dívida e não cumpre com o pagamento do acordo ou das suas parcelas.
Isso pode incluir o atraso na quitação das parcelas, a falta de pagamento total do valor devido, ou qualquer outra violação dos termos estabelecidos.
Quais as consequências da quebra de acordo de dívida?
A quebra do acordo de dívida pode ter várias consequências para o devedor que não priorizou o pagamento do débito.Algumas das possíveis consequências seguem abaixo. Acompanhe!
Inclusão nos órgãos de proteção ao crédito
O credor pode voltar negativar o CPF do devedor nos órgãos de proteção ao crédito. Isso vai afetar o histórico de crédito do devedor, dificultando a obtenção de empréstimos e financiamentos futuros.
Cobranças adicionais
Dependendo dos termos do acordo de dívida, a quebra do mesmo pode resultar em cobranças adicionais, como juros de mora, multas contratuais e outras penalidades estipuladas no contrato.
O que fazer após uma quebra de acordo de dívida?
Após uma quebra de acordo de dívida, você ainda pode recorrer a algumas soluções para colocar os boletos atrasados em dia. Acompanhe!
Avalie a situação
Analise a razão pela qual ocorreu a quebra do acordo de dívida. Verifique quais foram os motivos que o levaram a tal situação, como:
- dificuldades financeiras;
- novas dívidas altas;
- problemas inesperados.
Dessa forma, você pode entender melhor a situação e tomar melhores decisões de agora em diante.
Entre em contato com o credor
Entre em contato com o credor o mais rápido possível para explicar a situação e discutir possíveis soluções.
Explique as razões para a quebra do acordo de dívida e tente fazer uma renegociação do débito.
Caso você tenha quebrado um acordo com a Recovery, fale com o nosso time e consulte as condições para você retomar o pagamento. Oferecemos excelentes ofertas. É só ligar para o número 0800 772 3331.
Estabeleça um novo plano de pagamento
Tente chegar a um acordo com o credor sobre um novo plano de pagamentoque seja mais viável para você.
Você pode propor a redução das parcelas mensais, o aumento do prazo de pagamento ou outras alterações que sejam mutuamente aceitáveis.
É possível conseguir um novo acordo de dívida?
Sim, é possível conseguir um novo acordode dívida após não honrar o pagamento de um débito.
Contudo, isso dependerá da disposição do credor em negociar um novo contrato de dívida e das circunstâncias individuais da situação.
É importante apresentar ao credor uma proposta realista de pagamento que esteja dentro de suas possibilidades financeiras.
Entendeu como é possível resolver a quebra de acordo de dívida? Ao seguir essas dicas e contar com a ajuda dos especialistas da Recovery, todo o processo fica muito mais fácil!
E se você tem dívidas abertas e quer renegociar, clique aqui e confira se o seu débito está com a Recovery.Se a sua dívida estiver conosco, você pode conseguir até 99% de desconto e parcelas a partir de R$50 para quitar o que deve. Aproveite!